sexta-feira, 5 de abril de 2013

Membro do CNMP apresenta reclamação contra o CQC por usar criança para entrevistar Genoino



O representante da Câmara dos Deputados no Conselho Nacional do Ministério Público, professor Luiz Moreira, formulou duas representações contra o programa CQC, da rede Bandeirantes, questionado o fato do programa usar uma criança, portando uma câmera escondida, para entrevistar o deputado federal José Genoino (PT), na Câmara dos Deputados.

Moreira explica que entregou uma reclamação ao Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal e uma outra ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, “para verificação da legalidade dos atos perpetrados”.

“O CQC se utilizou uma criança para constranger e mentir a um Deputado Federal. É isso que se espera de um programa de TV? Que incentive uma criança a dissimular, a enganar, a usar de qualquer artifício para conseguir o seu objetivo?”, questiona.

O professor faz a ressalva de que, para a reclamação, o problema reside no fato do programa “estimular que a criança tenha um comportamento reprovável” e não leva em conta que o alvo da ação tenha sido o deputado Genoíno.

A representação entregue a Waldir Pereira da Silva, Procurador Regional do Trabalho da Décima Região, pede um posicionamento quanto a legalidade de uma criança “assumir o papel de repórter” em programa de televisão.

Quando foi exibida, no dia 25/3, a matéria teve grande repercussão. Em várias ocasiões, Genoíno havia se negado a atender os repórteres do CQC e, logo na abertura do programa, foi anunciado que eles haviam conseguindo ‘vencer’ a resistência do deputado.

Principalmente nas redes sociais, foi questionado se a ação teria sido ética ou não e quais deveriam ser os limites para esse tipo de abordagem. Em entrevista ao repórter Mauricio Stycer, a direção do programa informou que tem “foco acentuado no humor” e que não pretende “ofender o público e sim entretê-lo. Mas, como toda atração que trabalha com esse gênero, corre o risco de desagradar algumas pessoas.”




http://ultimainstancia.uol.com.br/conteudo/noticias/61843/membro+do+cnmp+apresenta+reclamacao+contra+o+cqc+por+usar+crianca+para+entrevistar+genoino.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique para Entrar