quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

QUESTÕES Escrivão de Polícia do Estado do Paraná

1As aventuras vividas por 1 policiais criados na ficção de escritores e roteiristas de cinema perpetuaram no imaginário coletivo que a investigação criminal é uma espécie de quebra-cabeças em que somente aquele que possui o famoso “faro” ou “tino” policial será capaz de revelar o verdadeiro autor de um crime. No mundo real, os exemplos da literatura especializada orbitam recorrentemente em torno de crimes que deixam vestígios, mormente do homicídio, afinal tal delito era (e ainda é) um afronte ao nosso bem mais precioso: a vida. O crime é um fenômeno ocorrido no passado. A partir de sua notícia, os investigadores passam a diligenciar na busca de provas de fatos pretéritos, distantes. Porém, o mundo, a sociedade e, por seu turno, os crimes e as maneiras de se cometê-los evoluíram. O avanço tecnológico, a globalização e a facilidade de comunicação, de transmissão de dados e de transporte incrementaram a organização de pessoas em redes (em grupos), as quais passaram a se estruturar como ver dadeiras empresas na busca de auferirem vantagens ilícitas. O crime, antes um fenômeno pretérito, ganha dinamismo, tratando-se do somatório de condutas latentes que estão em constante movimento. Ademais, passa a ser perpetrado sem um ponto de contato visível entre seus “verdadeiros” autores e a materialidade. Geralmente, aqueles que têm vínculo direto com esta última (e que são presos) são a peça descartável (mais débil) da engrenagem. Nesse contexto, o grau de complexidade de condutas perpetradas por esses grupos, estruturados e voltados à prática de crimes que ocorrem de forma velada, sob o manto e a aparência de uma pretensa legalidade e que, normalmente, contam com a participação de agentes públicos e políticos, impõe a utilização de técnicas especiais de investigação. De outro lado, em que pese a excelência dessas novas ferramentas investigativas, o incremento da investigação criminal e a qualidade das provas colhidas somente ocorrerão quando os crimes passarem a ser enfrentados pela integração (cooperação mútua e troca de informações) dos (entre) órgãos estatais voltados à identificação, à prevenção e à repressão da criminalidade.

(Disponivel em: . Acesso em 25 dez. 2009.) Para o autor, a investigação criminal é

a) uma espécie de quebra-cabeças para especialistas.
b) causa do incremento das ferramentas tecnológicas
c) uma tarefa a ser realizada multisetorialmente
d) um afronte ao nosso bem mais precioso: a vida
e) condição para incrementar a organização de pessoas em redes.
2Com base no texto, é correto afirmar:
I. A revelação da autoria de um crime é tanto mais facilitada quanto maior for a integração entre os órgãos envolvidos na investigação.
II. Os crimes, atualmente, possuem as mesmas características daqueles perpetrados no passado.
III. Os avanços tecnológicos tornaram os crimes mais complexos, mas não mudaram a maneira de investigálos.
IV. A ficção faz parecer que para o desvendamento de um crime são suficientes talento e lógica investigativa.

Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas
3Com base no texto, é correto afirmar:
a) Para o autor, a tecnologia permite modernizar as empresas
b) No contexto atual, a investigação criminal pressupõe o conhecimento da história de suas técnicas
c) O autor considera que o crime é um fenômeno estático, composto por condutas previsíveis
d) O autor dá uma opinião pessoal sobre aos rumos da investigação criminal
e) Hoje em dia, a troca de informações torna a investigação criminal mais morosa
4Considere o trecho “No mundo real, os exemplos da literatura especializada ORBITAM recorrentemente em torno de crimes que deixam vestígios, MORMENTE do homicídio...” (linhas 3 a 5).
Qual das alternativas a seguir substitui os termos grifados, sem alterar o sentido do texto?
a) situam-se; obviamente
b) são fabricados; apesar
c) gravitam; sobretudo
d) fixam-se; por conta.
e) são interpretados; moralmente.
5Considere a frase: ?Porém, o mundo, a sociedade e, por seu turno, os crimes e as maneiras de se cometê-los evoluíram? (linhas 7 e 8). Assinale a alternativa a seguir que a substitui corretamente.
a) Embora o mundo, a sociedade e, por seu turno, os crimes e as maneiras de se cometerem tivessem evoluído.
b) Para que o mundo, a sociedade e, por seu turno, os crimes e as maneiras de terem sido cometidos evoluíssem
c) No entanto, o mundo, a sociedade e, por seu turno, os crimes e as maneiras de serem cometidos evoluíram
d) Provavelmente, o mundo, a sociedade e, por seu turno, os crimes e as maneiras de se cometerem evoluirão.
e) Afinal, o mundo, a sociedade e, por sua vez, os crimes e as maneiras de se cometerem devem ser evoluídos.
6"Nesse contexto, o grau de complexidade de condutas perpetradas por esses grupos, estruturados e voltados à prática de crimes QUE ocorrem de forma velada, sob o manto e a aparência de uma pretensa legalidade e QUE, normalmente, contam com a participação de agentes públicos e políticos, impõe a utilização de técnicas especiais de investigação."

O termo “impõe” concorda com:
a) a prática de crimes.
b) a aparência de uma pretensa legalidade
c) a participação de agentes públicos e políticos
d) o grau de complexidade
e) a utilização de técnicas especiais de investigação.
7As palavras em destaque na questão anterior referem-se, respectivamente, a
a) prática - legalidade
b) crimes - aparência
c) grupos - crimes
d) voltados - legalidade
e) crimes - crimes
8Coleção macabra Maior hospital infantil da Europa retirava órgãos do corpo de crianças sem autorização dos pais Um relatório divulgado pelo Ministério da Saúde da Inglaterra na última terça-feira causou espanto e horror ao expor uma prática comum nos meios médicos e até recentemente desconhecida do resto do país: a retirada, sem o consentimento dos pais, de órgãos do corpo de crianças mortas, para serem usados em pesquisas. O escândalo pulverizou a reputação do maior hospital infantil da Europa, o Alder Hey, em Liverpool, em cujos laboratórios foram encontrados 2.128 corações, mais de 2.000 fetos, 188 olhos, 147 cérebros e outras partes, incluindo a cabeça completa de um menino de 11 anos. O relatório indica que hospitais do país guardam 105.000 órgãos humanos. Além de serem retirados sem autorização, os órgãos nem sempre se destinavam a fins em princípio louváveis. No Alder Hey foi descoberto um depósito atulhado de órgãos desvinculados de qualquer pesquisa. Em dois outros hospitais, os médicos admitiram que venderam órgãos a laboratórios farmacêuticos. O caso mais recente foi a extração do timo, glândula usada na produção de medicamentos que demandam hormônios. O principal acusado no caso do escândalo dos órgãos é o médico holandês Richard Van Velzen, que dirigiu Alder Hey entre 1988 e 1995. “Nesse período a retirada de órgãos se tornou uma prática obrigatória no hospital”, disse o ministro da Saúde, Alan Milburn. Van Velzen, que voltou à Holanda, está sendo processado no Canadá pelo mesmo crime. O caso expôs as diferenças na maneira de ver a morte dos cientistas, que encaram o cadáver como um objeto de estudo, e dos familiares, para os quais a inviolabilidade do corpo tem um valor cultural e emocional arraigadíssimo. No mundo ocidental, o avanço da ciência ou a doação para salvar vidas justificam o uso do corpo, mas a ética exige o consentimento da família. “Um cadáver não é uma pessoa, mas não pode ser tratado como coisa”, diz Marco Segre, professor de medicina legal e ética médica da Universidade de São Paulo. Segundo o relatório do Ministério da Saúde, 1.600 crianças teriam morrido sem as pesquisas feitas no hospital Alder Hey. A maioria dos pais afetados pelo escândalo aceitou o uso científico. A indignação vem do descaso dos médicos em obter uma autorização dos familiares. (Adaptado de: Revista Veja, edição 1686 - 07 fev. 2001.

Disponível em: . Acesso em 25 dez. 2009.)

De acordo com o texto, é correto afirmar:

I. A utilização de órgãos para pesquisas ou para salvar outras pessoas é prática justificada nas sociedades ocidentais.
II. A reportagem demonstra a tensão existente entre os avanços da medicina e o campo ético da sociedade.
III. A venda de órgãos por parte dos hospitais a laboratórios farmacêuticos é aceita em alguns países desenvolvidos.
IV. Sociedades ocidentais são flexíveis em relação à doação de órgãos para fins científicos.

Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e IV são corretas
b) Somente as afirmativas II e III são corretas
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas
e) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas
9O escândalo ?que pulverizou a reputação do maior hospital infantil da Europa? (linhas 3 e 4) deve-se ao fato de I. ocorrer a retirada de órgãos de crianças sem a autorização dos pais. II. haver pesquisa com órgãos em um hospital infantil. III. a pesquisa com órgãos ser coordenada por um holandês. IV. os corpos serem tratados como coisa. Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas
10A frase inicial do segundo parágrafo (linhas 15 a 17) apresenta uma ambiguidade, a qual pode ser eliminada através de uma reescritura. Considere as afirmativas a seguir. I. O caso expôs as diferenças na maneira de ver a morte entre cientistas, que encaram o cadáver como objeto de estudo, e familiares, para os quais a inviolabilidade do corpo tem valor cultural e emocional arraigadíssimo. II. O caso expôs diferentes maneiras de ver a morte: cientistas consideram um cadáver como objeto de estudo; para os familiares, a inviolabilidade do corpo tem valor cultural e emocional arraigadíssimo. III. O caso expôs que a morte dos cientistas, os quais veem o cadáver como objeto de estudo, é diferente da morte dos familiares, que atribuem ao corpo inviolabilidade e valor cultural e emocional arraigadíssimo. IV. O caso expôs as diferenças da morte dos cientistas e dos familiares. Os primeiros consideram o cadáver como objeto de estudo; os segundos atribuem uma inviolabilidade ao corpo e um valor cultural e emocional arraigadíssimo. Assinale a alternativa em que as afirmativas eliminam a ambiguidade.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas
11Leia o texto a seguir: No segundo lustro da década de 1990, a economia paranaense passou por grandes transformações em sua estrutura produtiva após atração, através de mecanismo governamental, de grandes montadoras de automóveis multinacionais e, consequentemente, de um grande número de fornecedores que colocaram o Paraná em uma posição de destaque na economia nacional. Em consequência da ascendência de setores com maior conteúdo tecnológico que possuem maior dinamismo econômico (especialmente da indústria de material de transporte e eletromecânica), consolida-se o declínio tendencial das atividades industriais tradicionais. No entanto, a agroindústria paranaense continua como fator de sustentação de grande parte das atividades econômicas no interior do Estado. (MIGLIORINI, S. M. dos S. Indústria paranaense: formação, transformação econômica a partir da década de 1960 e distribuição espacial da indústria no início do século XXI. Revista Eletrônica Geografar, Curitiba, v.1, n.1, p. 62-80, jul./dez. 2006. Disponivel em:
a) a transferência, para o Paraná, de indústrias de maior conteúdo tecnológico se deve à crise geral da economia brasileira dos anos 1990;
b) o desenvolvimento industrial das últimas décadas no Estado do Paraná se processou de modo diferenciado nas várias regiões
c) o surgimento do parque industrial paranaense está vinculado à dinâmica de exportações agrícolas que permitiu a expansão do mercado interno estadual
d) as atividades industriais tradicionais foram substituídas por setores econômicos mais dinâmicos devido à dinâmica do mercado nacional;
e) o declínio de atividades industriais tradicionais, especialmente da agricultura faxinal, estimulou a implantação de grandes industrias no Estado
12É correto afirmar que a crise da cafeicultura nos anos 70, no Paraná, teve como uma das causas
a) A concorrência dos cafés sul-americanos e africanos de melhor qualidade, o que provocou uma redução das exportações do produto paranaense
b) A industrialização acelerada do Estado, que levou à erradicação do café visando a ampliação da área de plantio de soja para produção de óleos
c) O abandono das terras pelos trabalhadores rurais uma vez que a implantação dos direitos trabalhistas no campo reduziu a sua renda baseada anteriormente no colonato.
d) A urbanização a qual estimulou a substituição do café por culturas alimentares que visavam o abastecimento das grandes cidades em formação.
e) O processo de substituição de importações, o qual conduziu a uma expansão da industria de produção de bens duráveis no Paraná e reduziu o número de trabalhadores rurais
13Leia o texto a seguir: E se foi o pinheiro a árvore providencial de nossos primeiros dias, é ainda aquela que pela sua utilidade possibilitou a colonização sistemática do solo, e assim, a figura será também para a população de todas as origens que aqui habita o símbolo integrador do passado ao presente e alvorada promissora de nossa atualidade a esse futuro que há de ser fatalmente grandioso, porque grandiosas também são as linhas da estrutura física e moral da nossa terra e da nossa gente. (MARTINS, R. Editorial da Revista Ilustração Paranaense, 1927. Apud PETERS, A. P. O movimento paranista. In REZENDE, C. J.; TRICHES, R. I. (Orgs.). Paraná: espaço e memória. Curitiba, Editora Bagozzi, 2005, p 273.) O movimento paranista procurou criar uma identidade para o Paraná. Neste discurso de Romário Martins o pinheiro simbolizaria o Estado inclusive
a) como elemento de unificação do passado e do presente dos povos que, através do trabalho, construíam o presente e preparavam o porvir
b) como concepção que articulava as várias regiões do estado dado a sua importância na economia do século XX
c) no destaque dado ao discurso universalista que fundava no extrativismo a identidade paranaense no século XIX e XX.
d) na expressão da formação moral de homens e mulheres que naquele período começavam a colonizar o norte do Paraná.
e) na narrativa mítica de fundação, pois, segundo os guaranis, do pinhão haviam nascido os primeiros homens e mulheres da terra.
14
Observe a tabela a seguir:
Ate 1 S.M. Acima de 1 até 5 S.M. Mais de 5 S.M. Sem Rendimento Total
Brancos 918.082 1.960.371 798.906 2.286.080 5.963.440
Negros 54.604 85.221 12.764 83.462 236.046
(Paraná. Classes de Rendimento Mensal. Fonte: IBGE. Censo 2000. Disponivel em: acesso em 14 jan. 2010).
(S.M. = Salário mínimo)
Considerando as faixas de rendimento de brancos e negros é correto afirmar que, proporcionalmente,
a) o maior percentual na faixa de 1 a 5 salários mínimos é de negros
b) o menor percentual da população na faixa de mais de 5 salários mínimos é de brancos
c) o maior percentual na faixa de até um salário mínimo é de negros
d) o menor percentual na faixa dos sem redimentos é de brancos
e) há um equilíbrio na distribuição de brancos e negros segundo as faixas de rendimento
15Leia o texto a seguir: Considerando-se que a emancipação da província do Paraná ocorreu em 1853, o fenômeno da urbanização no estado é recente. Em 1940 apenas 24% da população vivia em cidades, em 2000, 82% dos paranaenses residiam em zonas urbanas. A população total do estado era de 1.236.270 em 1940 e passou a 9.564.643 em 2000. (ARIAS NETO, J. M. O Eldorado: representações da política em Londrina. 2 ed. Londrina: EDUEL, 2008, p. 100. IBGE. Censo 2000. Disponivel em: acesso em 14 jan. 2010). Como base nos dados e nos conhecimentos sobre a urbanização do Paraná é correto afirmar:
a) a expansão do cultivo da soja e do trigo, da extração de madeira bem como da agricultura familiar explicam o crescimento urbano entre os anos de 1940 e 2000
b) o aumento da população urbana no Paraná decorre mais da diminuição da população rural do que efetivamente do crescimento das cidades
c) o desenvolvimento industrial e a expansão da agroindústria permitem compreender o processo de urbanização contemporânea do Estado.
d) a crise agrícola dos anos cinquenta, que levou à erradicação do café e da erva-mate, permite explicar o decréscimo da população rural do Paraná.
e) os conflitos rurais resultantes dos processos de colonização nos anos cinquenta, causaram a redução da população do Estado.
16Considere as afirmativas a seguir: I. Uma das funcionalidades presentes no Internet Explorer 7.0 é a navegação em abas. II. Cavalo de Troia é o nome dado a uma categoria de vírus que se apresenta sob a forma de um software útil, mas cuja real intenção é provocar algum tipo de dano ao computador do usuário. III. O Outlook Express 6.0 não possui o recurso de envio de mensagens com cópia oculta. IV. O Outlook Express 6.0 permite o gerenciamento de várias contas de e-mail. Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e IV são corretas
b) Somente as afirmativas II e III são corretas
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas
e) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas
17Considere as afirmativas a seguir, com relação à arquitetura e à organização de computadores: I. O USB é um barramento serial para comunicação do computador com dispositivos de baixa velocidade, como teclados, mouses, câmeras digitais, entre outros. II. O disco rígido é uma memória volátil, ou seja, perde suas informações na ausência de energia elétrica. III. A cache é uma memória pequena e de alta velocidade utilizada para melhorar o desempenho do computador. IV. Processadores dual core possuem dois núcleos completos de execução em um único processador físico. Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas
b) Somente as afirmativas II e IV são corretas
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas
18Um determinado líquido deve ser entregue em doses exatas em três salas de um laboratório. Na sala A são necessários 8 ml, na sala B 10 ml e na sala C 7 ml. O encarregado da distribuição de medicamentos possui um único tubo graduado em 4 ml, 5 ml e 6 ml. O medicamento pode ser transferido de seu recipente original para o tubo graduado e para o recipiente final e vice-versa. Nessas condições,
a) as salas A e C podem ser atendidas mas a sala B não pode
b) as salas B e C podem ser atendidas mas a sala A não pode
c) as salas A e B podem ser atendidas mas a sala C não pode
d) a sala A pode ser atendida mas as salas B e C nã podem.
e) todas as três salas podem ser atendidas
19Considere as seguintes proposições: (p ∧ r) → q, p ∨ q , q onde q é a negação de q. Assinale a alternativa correta.
a) As alternativas são contraditórias, já que não poderiam ser verdadeiras ao mesmo tempo.
b) A proposição r é uma consequência das proposições dadas, uma vez que (p ∧ r) → q ∧ p ∨ q ∧ q) → r é uma tautologia.
c) As três proposições dadas podem ser verdadeiras, mesmo quando p é falsa
d) A proposição q → (p ∨ q) é uma tautologia.
e) As três proposições podem ser falsas ao mesmo tempo.
20Considere as seguintes proposições: q → p e q → r ambas verdadeiras. Nessas condições,
a) se p é verdadeira, então r é verdadeira.
b) se r é verdadeira, então q é verdadeira
c) se p é verdadeira, então q é verdadeira
d) se q é verdadeira, então p ∨ r é verdadeira
e) se p ∧ r é verdadeira, então q é verdadeira
21Sobre a possibilidade de uma criança viajar para fora da comarca onde reside, considere as afirmativas a seguir: I. Poderá viajar dentro da mesma unidade da Federação, caso esteja acompanhada de colateral maior, até quarto grau, comprovado documentalmente o parentesco. II. Poderá viajar, caso esteja acompanhada de pessoa maior, expressamente autorizada pelo pai, mãe ou responsável. III. Poderá viajar, caso esteja acompanhada de ascendente ou colateral maior, até o terceiro grau, comprovado documentalmente o parentesco. IV. Poderá viajar, sem que se exija autorização judicial, no caso de a comarca ser contígua à da residência da criança, se na mesma unidade da Federação. Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas
b) Somente as afirmativas I e III são corretas
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas
d) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas
22Sobre o crime de tortura, assinale a alternativa correta.
a) A pena do crime de tortura é aumentada, de um décimo até um sexto, se o crime é cometido por agente público
b) Aquele que se omite em face das condutas típicas do crime de tortura, quando tinha o dever de evitá-las ou apurá-las, incorre na pena de detenção de um a dois anos
c) Quem submete pessoa presa a sofrimento físico ou mental, por intermédio da prática de ato não previsto em lei, incorre em um sexto da pena de tortura.
d) Constranger alguém com o emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental para provocar ação ou omissão de natureza criminosa, constitui crime de tortura.
e) A pena do crime de tortura é aumentada, de um décimo até um sexto, se o crime é cometido contra criança, gestante, portador de deficiência, adolescente ou maior de 60 (sessenta) anos.
23Sobre o regime imposto aos integrantes das carreiras policiais civis, considere as afirmativas a seguir: I. O servidor policial civil poderá ser designado para qualquer município, observada, sempre que possível, a correspondência da classe funcional com a classificação da unidade policial. II. Ressalvado quando se tratar de cargo em comissão, de serviço relevante ou de segurança, a critério do Conselho da Policial Civil, e mediante observação da legislação, nenhum servidor policial civil pode desempenhar atribuições diversas das pertinentes à classe a que pertence. III. As autoridades policiais, seus agentes e auxiliares ficam obrigados a residir na microrregião do Estado, sede da unidade policial em que prestam serviço ou onde lhes tenha sido permitido residir. IV. É vedado ao servidor policial civil trabalhar sob as ordens do cônjuge ou de parente até segundo grau, mesmo quando não houver na localidade outra unidade policial Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e IV são corretas
b) Somente as afirmativas II e III são corretas
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas
e) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas
24Assinale a alternativa que indica corretamente a existência de crime contra o Ordenamento Urbano e o Patrimônio Cultural.
a) Destruir arquivo, registro ou museu, mesmo sem proteção decorrente de lei, ato administrativo ou decisão judicial
b) Utilizar bem especialmente protegido por lei, ato administrativo ou decisão judicial
c) Alterar o aspecto ou estrutura de edificação ou local especialmente protegido por lei, ato administrativo ou decisão judicial, em razão de seu valor paisagístico.
d) Deteriorar arquivo, registro, museu, biblioteca, pinacoteca, instalação científica ou similar, mesmo sem proteção decorrente de lei, ato administrativo ou decisão judicial.
e) Pichar, grafitar ou, por outro meio, conspurcar edificação ou monumento urbano, sem autorização da autoridade competente ou em desacordo com a concedida.
25Com relação às obrigações das entidades de atendimento às crianças e adolescentes que desenvolvem programas de internação, considere as seguintes afirmativas: I. As entidades podem restringir direitos quando o comportamento do internado se alterar, comunicando o fato à autoridade judiciária. II. As entidades devem reavaliar periodicamente cada caso, com intervalo máximo de um ano, dando ciência dos resultados à autoridade competente. III. Cabe às entidades fornecer comprovante de depósito dos pertences dos adolescentes, preservar a identidade e oferecer ambiente de respeito e dignidade ao adolescente. IV. É dever das entidades comunicar à autoridade judiciária, periodicamente, os casos em que se mostre inviável ou impossível o reatamento dos vínculos familiares. Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas
b) Somente as afirmativas I e III são corretas
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas
d) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas
26No que respeita aos crimes contra a administração pública, considere as afirmativas a seguir: I. O crime de concussão consiste em crime material, na medida em que sua consumação exige a obtenção da vantagem indevida exigida pelo funcionário público, além da prática do ato funcional pretendido pelo particular. II. A configuração do crime de prevaricação requer a demonstração do dolo, consistente na vontade e consciência de retardar ou deixar de praticar ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, como também do elemento subjetivo específico do tipo, qual seja a vontade de satisfazer interesse ou sentimento pessoal. III. O crime de prevaricação imprópria ou especial consiste em deixar o Diretor de Penitenciária e/ou agente público de cumprir seu dever de vedar ao preso o acesso a aparelho telefônico, de rádio ou similar, que permita a comunicação com outros presos ou com o ambiente externo, sendo cominada pena de detenção, de três meses a um ano. IV. O crime de corrupção ativa configura crime próprio, pois o sujeito ativo deverá ser ocupante de cargo em comissão ou de função de direção ou assessoramento de órgão da administração direta, sociedade de economia mista, empresa pública ou fundação instituída pelo poder público. Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
b) Somente as afirmativas II e III são corretas
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas
e) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas
27No que respeita às infrações penais, assinale a alternativa correta.
a) A doutrina brasileira majoritária adota o conceito analítico de crime, definindo-o como toda conduta típica, antijurídica, culpável e punível.
b) O Direito Penal brasileiro agasalha a visão bipartida das infrações penais, dividindo-as em crime (ou delito) e contravenção penal.
c) As condutas definidas como crime serão processadas por ação penal pública ou privada, enquanto que as contravenções penais admitem apenas a ação penal privada.
d) Será admissível a tentativa, tanto nas condutas definidas como contravenções penais quanto naquelas definidas como crime
e) A doutrina brasileira majoritária adota o conceito formal de crime, definindo-o como toda conduta que ofenda bens jurídico-penais.
28No que respeita à tipicidade, ao tipo legal e ao tipo de injusto, considere as afirmativas a seguir: I. A tipicidade consiste na adequação ou subsunção da conduta praticada pelo agente ao modelo de conduta previsto em abstrato no tipo legal. II. O tipo legal consiste no modelo da ação ou omissão humana vedada, dolosa ou culposa. III. No tocante às relações entre tipicidade e ilicitude, a doutrina majoritária de linha finalista adota a teoria do tipo independente ou avalorado, em que a tipicidade possui uma função meramente descritiva e avalorada, absolutamente separada da ilicitude, nada indicando a seu respeito. IV. Os tipos de injusto dolosos e culposos dividem-se em tipo objetivo e tipo subjetivo, sendo este último composto pelo dolo, o qual é definido como a vontade livre e consciente de realizar o crime. Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
29No que respeita aos crimes contra o patrimônio, considere as afirmativas a seguir: I. O concurso de pessoas majora a pena do crime de furto, bem como qualifica o crime de roubo e o crime de extorsão. II. Nos termos da jurisprudência do Superior Tribunal da Justiça, quando o falso se exaure no estelionato, sem potencialidade lesiva, é por este absorvido. III. A Lei nº 11.923, de 17 de abril de 2009, enquadrou a figura do ?sequestro relâmpago? entre as hipóteses do crime de extorsão, cominando-lhe pena de reclusão, de seis a doze anos, além da multa. Se, da conduta, resultar lesão corporal grave, a pena será de reclusão, de dezesseis a vinte e quatro anos, e, se resultar morte, a pena será de reclusão, de vinte e quatro a trinta anos. IV. Nos termos da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, há crime de latrocínio, quando o homicídio se consuma, ainda que não realize o agente a subtração dos bens da vítima. Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas
30Sobre a ordem social, definida constitucionalmente, é correto afirmar que ela tem como base o primado do
a) livre mercado e como objetivo o bem-estar e a justiça sociais
b) livre mercado e como objetivo a livre circulação de bens e de pessoas
c) trabalho e como objetivo o bem-estar e a justiça sociais
d) livre mercado e como objetivo o acesso ao consumo e à garantia do bem-estar social
e) trabalho e como objetivo o acesso ao consumo e à garantia do bem-estar social.
31Conforme definido constitucionalmente, é de incumbência das polícias civis, dirigidas por delegados de polícia, ressalvada a competência da União,
a) prevenir e reprimir o tráfico internacional de entorpecentes ilícitos e drogas afins, o contrabando e o descaminho
b) o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública.
c) a subordinação ao Governo da União, quando requisitada a cumprir diligência de caráter nacional
d) as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares
e) exercer as funções de polícia fluvial, aeroportuária e de fronteiras
32Com relação aos Direitos e Garantias Fundamentais do cidadão, considere as seguintes afirmativas: I. A prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão comunicados imediatamente ao juiz competente e à família do preso ou à pessoa por ele indicada. II. Conceder-se-á mandado de segurança sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder. III. Qualquer preso tem direito à identificação dos responsáveis por sua prisão e também dos responsáveis por seu interrogatório policial. IV. O preso será informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe assegurada a assistência religiosa e de saúde. Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas
b) Somente as afirmativas I e III são corretas
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas
d) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas
33Com relação aos órgãos que fazem parte da Segurança Pública, definida constitucionalmente, considere os itens a seguir: I. Polícias Civis. II. Polícia Municipal. III. Polícia Ferroviária Federal. IV. Polícia Federal. Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas
b) Somente as afirmativas II e IV são corretas
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas
e) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas
34Agentes públicos exprimem um poder estatal munidos de uma autoridade que só podem exercer por lhes haver o Estado emprestado sua força jurídica, para satisfação de fins públicos. Sobre os deveres do agente público, considere as seguintes definições: I. Dever de agir, que impõe a obrigação de realizar as atribuições com rapidez, perfeição, rendimento e dentro da legalidade. II. Dever de eficiência, que impõe desempenhar, a tempo, as atribuições do cargo, função ou emprego público de que é titular. III. Dever de probidade, que impõe desempenhar suas atribuições por meio de atitudes retas, leais, justas e honestas. IV. Dever de prestar contas sobre a gestão de um patrimônio que pertence à coletividade. Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas
b) Somente as afirmativas I e III são corretas
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas
d) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas
35Assinale a alternativa que indica uma correta conceituação de Estado
a) Coletividade política e juridicamente organizada, em uma determinada área territorial, dotada de soberania.
b) Pessoa jurídica de direito privado que regula a atividade e as relações jurídicas da coletividade e a instituição de meios e órgãos relativos à ação dessas pessoas.
c) Existência de governo que tem por objetivo a regulação das atividades sociais e econômicas
d) Nação que se organiza com o fim específico de preservar usos, costumes e de regular o convívio social
e) Divisão de um país, dotado de governo próprio, poder legislativo próprio, tendo por incumbência a preservação da ordem pública.
36Quanto aos requisitos para o exercício do serviço público, considere as afirmativas a seguir: I. Regularidade, continuidade, eficiência e segurança. II. Modicidade, cortesia, segurança e regularidade. III. Imposição, regularidade, eficiência e cortesia. IV. Cortesia, generalidade, modicidade e regularidade. Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas
b) Somente as afirmativas I e III são corretas
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas
d) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas
37Assinale a alternativa que indica corretamente um dos poderes administrativos
a) Poder regulamentar: ordenamento definidor de competências e uma relação pessoal, obrigatória, de natureza pública, de coordenação e subordinação do inferior frente ao superior.
b) Poder de polícia: atividade do Estado consistente em limitar o exercício dos direitos individuais em benefício do interesse público.
c) Poder disciplinar: permite ao administrador editar normas gerais e abstratas, observados o princípio da legalidade e as regras de competência
d) Poder hierárquico: permite aplicar penalidades a agentes públicos e contratados, e é limitado pela competência para aplicar penalidades.
e) Poder combativo: exerce combatividade à oposição que se faz ao ordenamento da coletividade
38Quanto à produção de prova no bojo da investigação criminal ou da instrução processual penal, considere as seguintes afirmativas: I. Durante o interrogatório do réu, será admitido o uso de algemas em casos de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito, sob pena de nulidade do ato processual a que se refere. II. O Código de Processo Penal determina que as questões relativas ao estado de pessoa se comprovam mediante certidão, não sendo admitida a prova testemunhal. Dessa forma, para efeitos penais, o reconhecimento da menoridade do réu requer prova por documento hábil, nos termos da legislação civil. III. O Código de Processo Penal adota o sistema tarifado de apreciação de prova, tendo o legislador conferido à confissão valor superior àquele atribuído aos demais meios de prova. IV. É direito do defensor, no interesse do representado, ter acesso amplo aos elementos de prova que, já documentados em procedimento investigatório realizado por órgão com competência de polícia judiciária, digam respeito ao exercício do direito de defesa. Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
b) Somente as afirmativas II e III são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas
e) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas
39No que respeita à prisão preventiva, considere as seguintes afirmativas: I. Em qualquer fase do inquérito policial ou da instrução criminal, caberá a prisão preventiva decretada pela autoridade policial, de ofício, a requerimento do Ministério Público ou do querelante. II. A decretação da prisão preventiva será possível quando presentes os requisitos genéricos da cautelaridade, sendo eles o fumus boni iuris e o periculum in mora. III. De acordo com a jurisprudência, a gravidade abstrata do crime constitui fundamentação inidônea para justificar a necessidade de prisão preventiva fundada na ordem pública. IV. A decisão que decreta a prisão preventiva deve ser motivada com a indicação dos dispositivos legais sobre os quais se funda a decisão, sendo irrelevante a menção aos motivos concretos que determinaram a medida constritiva cautelar. Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e IV são corretas
b) Somente as afirmativas II e III são corretas
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas
e) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas
40De acordo com a doutrina, o inquérito policial consiste em procedimento preparatório prévio, constituído por uma série de diligências, cuja finalidade é a obtenção de provas para que o titular da ação possa propô-la contra o autor da infração penal. Sobre o arquivamento do inquérito policial de crimes comuns de competência da Justiça Estadual, considere as seguintes proposições: I. Arquivado o inquérito policial, por despacho do juiz, a requerimento do promotor de justiça, não pode a ação penal ser iniciada sem provas materialmente novas. II. Considerando improcedentes as razões invocadas pelo Ministério Público no arquivamento do inquérito policial, o juiz deve remeter os autos ao Procurador Geral de Justiça. Se este insiste no arquivamento, caberá ao juiz enviar os autos ao ofendido para que este promova a ação penal privada subsidiária da pública.III. Nos crimes de ação privada, a autoridade policial poderá arquivar o inquérito policial, desde que a suposta autoria seja conhecida e haja expresso consentimento da vítima ou de seu representante legal. IV. De acordo com o Código de Processo Penal, se o órgão do Ministério Público requerer o arquivamento do inquérito policial, o juiz, no caso de considerar improcedentes as razões invocadas, fará remessa do inquérito ou peças de informação ao Procurador Geral de Justiça, e este poderá insistir no pedido de arquivamento, ao qual só então estará o juiz obrigado a atender. Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
b) Somente as afirmativas II e III são corretas
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas
e) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas
41Sobre a prisão temporária, considere as afirmativas a seguir: I. A prisão temporária configura espécie de prisão cautelar e será decretada no bojo da investigação criminal ou durante a instrução processual penal, tendo por finalidade assegurar a eficácia do elenco probatório. II. Caberá prisão temporária quando houver fundadas razões, de acordo com qualquer prova admitida na legislação penal, de autoria ou participação do indiciado nos crimes arrolados exemplificativamente no art. 1º, inciso III da Lei 7.960/1989. III. De acordo com a Lei 7.960/1989, a prisão temporária será decretada pelo Juiz, em face da representação da autoridade policial ou de requerimento do Ministério Público, e terá o prazo de 5 (cinco) dias, prorrogável por igual período em caso de extrema e comprovada necessidade. IV. O despacho que decretar a prisão temporária deverá ser fundamentado e prolatado dentro do prazo de 24 (vinte e quatro) horas, contadas a partir do recebimento da representação ou do requerimento. Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e IV são corretas
b) Somente as afirmativas II e III são corretas
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas
e) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas
42Sobre as incumbências da Polícia Civil do Estado do Paraná, em todo território estadual, na forma estabelecida pela legislação em vigor, considere as afirmativas a seguir: I. O exercício da Polícia de Segurança; II. O exercício da Polícia Administrativa; III. O exercício da Polícia Judiciária; IV. O exercício de Polícia Legislativa. Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e IV são corretas
b) Somente as afirmativas II e III são corretas
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas
e) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas
43O Conselho da Polícia Civil é órgão consultivo, normativo e deliberativo para fins de controle do ingresso, ascensão funcional, hierarquia e regime disciplinar das carreiras policiais civis. A este Conselho compete
a) aprovar regimentos internos das unidades policiais civis e outros atos normativos que definam a atuação da Instituição.
b) determinar, com exclusividade, a instauração de processos administrativos, disciplinares contra servidores policiais civis.
c) compor, mediante sorteio, as Câmaras Disciplinares, observado também o critério de antiguidade.
d) deliberar sobre as questões que lhe forem submetidas pelos delegados da Polícia Civil no exercício de suas funções.
e) proceder ao julgamento, como instância final, dos processos disciplinares instaurados contra autoridades policiais civis.
44Sobre o reconhecimento do Estado pelos bons serviços prestados pelo servidor policial civil, considere as recompensas a seguir: I. O diploma de Honra ao Mérito. II. A dispensa do serviço. III. A medalha do Mérito Policial. IV. A medalha do Serviço Policial. Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas
b) Somente as afirmativas I e III são corretas
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas
d) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas
45Assinale a alternativa que indica corretamente agentes da autoridade policial
a) Investigadores de polícia e agentes em operações policiais
b) Inspetores de quarteirão e delegados de polícia
c) Delegados de polícia e comissários de polícia
d) Escrivães e delegados de polícia
e) Investigadores de polícia e escrivães

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique para Entrar